Contemplação

A impressão que dá é de que a nossa mente se abre num dado momento, quando estamos aprendendo uma língua estrangeira. Tem que esperar esse momento. É assim com as aulas de francês: nas primeiras semanas, você precisa fazer um pequeno esforço para adentrar o universo da língua e por ela se deixar aprisionar. É tipo um momento de entrega.

Os livros de que mais gostei de ler também foram assim. Teve vezes que precisei começar a ler tudo de novo para me assegurar de que estava no mesmo compasso que o autor. O livro não me conquista, se ele não se apresenta com essa espécie de barreira a qual é preciso transpor. E não tem nada a ver com linguagem hermética ou com conceitos abstratos. Tem a ver com o ritmo.

Algumas pessoas também são assim. A forma com que se apresentam para o mundo – as roupas, o jeito com que lidam com as pessoas, os elementos que nos remetem a elas – faz a gente se perguntar o tempo todo se realmente conseguiu ler quem elas são, se demos conta de apreender o universo delas. Você passa horas tentando entender o olhar, decifrar as palavras. E daí percebe que por mais que você tente adentrar o universo dessas pessoas, antes vai ser preciso conviver com elas, esperar que se desprendam e que se deixem ser contempladas. Com o tempo, você identifica o ritmo e escolhe se se deixa aprisionar ou não por ele.

Mas, tem que esperar o momento chegar.

P.S.1: Escrevi o texto depois de ler “Procura da poesia”, do Drummond.

P.S.2: Nem sempre o “se deixar aprisionar” pode ser uma escolha. Mas, eu prefiro pensar que seja, sim.

P.S.3: Pode ser que o momento nunca chegue.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s