Ana Cañas, Amor e Caos

Rapaz, acho que estou para ouvir Ana Cañas desde 2009 e os dias passaram tão rapidamente e tão desavidamente, que eu precisei de um #OuçaMulheres para colocar em dia a agenda musical.

Com Ana, divido algumas particularidades e gostos: 1. começar a cantar tardiamente; 2. gostar e se lembrar de como se sentiu a primeira vez que ouviu Ella Fitzgerald; 3. cantar e gostar de jazz (Ana começou a carreira cantando jazz); 4. se sentir meio sem um estilo definido e insistir nessa mistura para fazer sempre as mesmas coisas.

Formada em Artes Cênicas pela ECA, cheia das parcerias definitivas (Nando Reis, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, Lúcio Maia), desde que começou na música, Ana gravou “Amor e Caos” (2007), “Hein?” (2009), “Volta” (2012), “Tô na vida” (2015). Esse último, confesso, ainda não ouvi, e é o que ela mais considerou característico do estilo que escolheu para si mesma e com o qual se posicionou mais como artista do que como cantora.

É mais uma cantora que não se coloca em prateleira, apesar de a gente reconhecer que ela é bossa nova e rock’n’roll e é vocal jazz – vá lá ouvir os covers dela e confirmar. Mas a voz tem essas nuances apimentadas de Elis Regina. Uma agressividade que é só na intenção, o que faz a gente lembrar da Patti Smith. Mas isso sou eu tentando entender o que nem Ana entende. 

Ouça Ana Cañas no Spotify: https://open.spotify.com/artist/4v1mao101nIWvxzotCSKyz…

#AnaCañas #OuçaMulheres

P.S.: Ouça Ana Cañas no Sesc Rio Preto! Semana que vem ela vai estar aqui. Segue o eventono Facebook: https://www.facebook.com/events/567358390436374/

Referências Bibliográficas:

http://www.anacanas.com.br/index.php/biografia/

https://revistatrip.uol.com.br/tpm/entrevista-to-na-vida-novo-disco-de-ana-canas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s