Como sumir – tutorial

(Quarentena sessions)

Ao contrário do que se possa imaginar, sumir é ação que se inicia pelo seu exato oposto. O sujeito interessado pelo ato ou efeito de sumir deve, preliminarmente, aparecer.

Aparecer o tempo todo. Aparecer constrangedoramente em todas as realidades virtuais e reais. Não hesite em dar as caras no batizado para o qual não foi convidado, na festa de aniversário; candidate-se a organizar o amigo secreto de fim de ano da firma, planeje férias com os amigos, encaminhe memes, todos eles.

Mais do que aparecer, solicite a presença dos outros. Convide-os para prestigiar seus trabalhos. Ligue para eles. Dê um pulo na casa deles sem aviso prévio. Envie mensagem pelo WhatsApp, encaminhe e-mails. Poste muito no Instagram. Reclame muito no Twitter. Escreva resenha de livros no blog. Faça de sua vida um verdadeiro palanque.

A próxima etapa é avaliativa e consiste em identificar quão desgostosas as pessoas ficam com a sua presença. Note se atravessam a rua, quando o vêem a distância. Perceba se se recusam a atender chamadas suas, se lêem, mas não respondem as mensagens que envia pelo celular. É necessário um pouco mais de tato do que de tática aqui.

Por último, é chegada a hora do processo de apagamento. O mesmo será bem sucedido, garanto, pelo fato de que, a essa altura, todos ficarão aliviados com a sua ausência. Num primeiro momento, se sentirão relaxados com o fato de que você não mais aparece, ainda que o fato gere estranheza. Se ainda não foi bloqueado, silenciado nas redes sociais, este é o momento de tornar-se a lacuna mais esperada da internet de seus convivas. Em seguida, vem o esquecimento. Por fim, o derradeiro: o hábito. Uma vez habituados com a sua inexistência, estará consumado o processo de sumiço. Ele é permanente e irrefreável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s